Rádio JOVEM PAN

93,5. Jovem Pan Araxá

Ouvir

Dance / Música Eletrônica

Moby

Biografia

Biografia

Moby é uma das mais controversas figuras dentro da cena techno, ora sendo aclamado por ter trazido uma "cara" ao mundo da música eletrônica, onde o anonimato dos DJs e músicos é bastante comum, ora sendo criticado por ter diluído o techno, misturando-o com às mais diversificadas influências.

Seja como fôr, Moby foi uma das mais importantes figuras dentro da música pop no início dos anos 90, sendo um dos precursores e ajudando a popularizar o techno e as raves. Moby produz um tipo de música que foge das barreiras de um único estilo, e aproveita das influências da dance-music, das guitarras distorcidas, do punk-rock, da música ambiente e das trilhas sonoras de filmes para conceber um som totalmente único.

Não contente apenas em ser um "pequeno gênio" da música eletrônica, Moby ainda arranja tempo para discutir em suas músicas questões políticas como o ambientalismo, o direito dos animais e o vegetarianismo, dos quais ele é um forte adepto.

Seu primeiro hit, a música "Go!" ficou entre os 10 mais vendidos na Inglaterra em 1994 e o estabeleceu como um dos principais produtores de techno no mundo todo, ajudando-o a lançar seu primeiro álbum sob contrato de uma grande gravadora, a Elektra Records, chamado "Everything Is Wrong".

Nada porém que o impedisse de abrir mão desse mesmo techno para lançar-se como um guitar-hero em seu álbum de 1996, chamado "Animal Rights". O retorno à eletrônica deu-se em 1997 com o álbum "I Like To Score", e em 1999 nos deparamos com o novo filho de Moby, chamado "Play", que, superando todas as expectativas, alcançou o primeiro lugar das paradas na Inglaterra e conseguiu um disco de platina por suas vendas.

Em "Play", Moby condensa todo a sua carreira em 17 grandes faixas. A eletrônica se casa perfeitamente com pianos de blues, com vocais que às vezes beiram o gospel, com brincadeiras entre os big-beats de bandas como o Chemical Brothers, e os vocais melancólicos do próprio Moby, que sabe tirar belos sons de sua pouca experiência vocal. "Play" foi eleito melhor álbum do ano por revistas como a Rolling Stone e Spin.

 

Curiosidades

Curiosidades

- O nome de Moby é derivado do clássico de Herman Melville, Moby Dick;

- Ele é vegano e um forte defensor dos direitos animais;

- Mora atualmente em Nova Iorque, em Little Italy, onde já vive há mais de uma década;

- Moby toca teclado, guitarra e baixo.

Discografia

Discografia

Moby (1992)
Ambient (1993)
Everything Is Wrong (1995)
Animal Rights (1996)
Play (1999)
18 (2002)
Hotel (2005)
Last Night (2008)
Wait for Me (2009)
Destroyed (2011)
Innocents (2013)

Moby

Moby

Fonte: Divulgação

Moby

Moby

Fonte: Divulgação

Moby

Moby

Fonte: Divulgação

Moby

Moby

Fonte: Divulgação

Moby

Moby
Moby
Moby
Moby